Seu vizinho do andar de baixo acaba de ligar e diz que está tudo molhado lá… e que o vazamento vindo de seu apartamento causou isso! Mas talvez você pense: “não vejo nenhum problema aqui, deve ser do condomínio!”  Será?

Vazamentos ou infiltrações entre lajes e apartamentos

É uma ocorrência muito comum, sejam apartamentos de baixo ou alto padrão, eles acontecem. Mas porque muitas vezes há uma demora em se resolver logo o problema? Como na maioria das vezes o problema – vazamento – não é visível, inicia-se a discussão: é meu ou do condomínio? Infelizmente em alguns casos essa discussão vai parar nos tribunais, aí nem precisamos citar os danos para a convivência e os prejuízos financeiros…

No entanto a resposta é: na grande maioria das vezes o vazamento vem mesmo do apartamento acima! Isso já comprovamos na prática, com os anos de experiencia na identificação desses problemas, mas existe também a explicação técnica para isso. Em geral é considerado rede do condomínio a tubulação VERTICAL (ou prumada) que alimenta todas as unidades de uma coluna. Já a rede do morador são todas as tubulações HORIZONTAIS que abastecem os pontos de uso no apartamento. Sendo assim a parte mais extensa da rede é a que percorre todo o apartamento, contra o pequeno trecho vertical do condomínio que passa pelo seu apartamento. Ou seja, a maior chance é que o vazamento seja de responsabilidade do proprietário do apartamento. E isso vale tanto para a rede de alimentação (água limpa) como para a rede de esgotamento (água cinza e esgotos).

Portanto se seu vizinho te ligou, não retarde a solução do problema sem necessidade. Nossa sugestão é: faça um acordo com seu síndico ou representante de seu condomínio; se o vazamento for identificado no seu apartamento você pagará pelo serviço de Detecção de Vazamentos (link) mas se for do condomínio eles arcarão com o custo. E tenha certeza, digo CERTEZA, o custo será MUITO menor que a disputa entre quem acha que tem razão…

Entre em contato agora para saber como solucionar isso, ou deixe uma mensagem.